Compartilhe:

Energia solar parece ser a resposta para uma cidade sustentável do futuro. Imagine ruas sem postes de luz, com produção de energia limpa, sem muito gasto, uma casa que poderia ser aquecida no mais frio dos invernos, sem a necessidade de um ar condicionado ou aquecedor…

Muitos pensam no futuro com carros voadores, mas o que não se dão conta é o nível tecnológico da nossa sociedade. E que muitas coisas que ainda são vistas como futurísticas, como as placas solares, foram inventadas no século passado.

Tudo começou com o trabalho de Dra. Maria Telkes, quando foi visitar seu primo, em 1925, o então cônsul da Hungria, em Cleveland, Estados Unidos. Logo depois Dra. Telkes começou a trabalhar como biofísica na Cleveland Clinic Foundation. Em 1937, conseguiu cidadania no país, onde desenvolveu ao longo dos anos invenções revolucionárias.

Uma de suas invenções foi junto da Marinha Norte-Americana, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o destilador solar. O projeto transformava água do mar, de uma forma simples, em água potável, salvando milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas, existe uma razão para Doutora Maria Telkes ter ganhado o apelido de “A Rainha do Sol”.  Em 1940, ela se juntou a arquiteta Eleanor Raymond para construir a primeira casa abastecida com energia solar. Com o uso de um químico capaz de cristalizar e reter calor para então radiá-lo e distribuí-lo pela residência em uma temperatura constante. Ao mesmo tempo, abastecia a fonte de energia do prédio e o mantinha bem aquecido no inverno.

E em 1970, a físico-química trabalhou em um sistema de condicionamento de ar, onde o frio noturno seria armazenado para que pudesse ser utilizado no calor do dia.

Maria Telkes veio a falecer com seus 95 anos, no dia 2 de dezembro de 1995, em uma visita a sua terra natal, a Hungria, depois de ter ficado 70 anos sem colocar os pés no seu país de origem.

Dra. Telkes é um dos muitos exemplos de inventoras buscando inovação e sustentabilidade no seu trabalho. Ainda não temos toda a energia do planeta abastecida por placas solares, mas se um dia isso acontecer, vai ser graças a uma grande mulher da história.

 

Fonte:

http://www.nytimes.com/1996/08/13/us/maria-telkes-95-an-innovator-of-varied-uses-for-solar-power.html

https://www.britannica.com/biography/Maria-Telkes

https://mariatelkesbiofisica.blogspot.com.br/2017/03/vida-e-obra-de-maria-telkes.html