Compartilhe:

Você sabia que em um único dia de 2018, a produção de dados é tão grande que chega a equivaler a um ano interno do século XX? A quantidade de informações é imensa, ao nível que não conseguimos mais manter tudo em um único lugar. Para facilitar esse processo existe o Sistema Cloud, a Computação em Nuvem, onde todos esses dados podem ser armazenados e ainda ficar de forma acessível para você.

É o que permite que aplicativos e arquivos não precisem ser instalados, ou ficar ocupando espaço no seu computador. Por exemplo, suas redes sociais, não precisam ter um app instalando, necessariamente, desde que você tenha acesso a internet, pode fazer login em qualquer lugar.

O Cloud é importante para muito mais que isso, principalmente em sistemas de hospedagem empresariais. O seu site tem um número especifico de acessos diariamente e o seu servidor está preparado para isso, no entanto, se um dia onde mais de 30 mil pessoas acessarem sua página, o cloud é o que vai expandir a capacidade do seu site de estar disponível para o dobro, triplo ou quinze vezes mais sua habilidade original.

“Uma das vantagens do Cloud é a escalabilidade” Comenta Evandro Bereta, Gestor de Projetos da BCS. “A medida que necessita de recursos, os mesmos são adicionados aos seus serviços. Quanto mais acesso, mais recurso eu preciso.”

Você só paga o que utilizar, ele expande com a demanda e reduz também, se o processo diminui de tamanho. O pacote se adapta ao usuário, não precisa comprar a licença e os programas, ao invés disso, pode adquirir o cloud dele, que só irá usar quando precisar. Um exemplo é o sistema da Microsoft, onde você pode utilizar o Office 365 sem a necessidade de instalação no seu computador.

Outras plataformas que você convive diariamente e tem o sistema Cloud são o Netflix, com streaming para suas séries e vídeos, o Google e o Dropbox que salvam seus arquivos e mesmo o pacote Adobe, com as ferramentas de edição que podem ser usadas online.

Bom pessoal, bem-vindos ao mundo das nuvens.