Compartilhe:

PARTE I

Existem categorias e definições para tudo, com eventos não seria diferente. Hoje as empresas e profissionais buscam conhecimento em lugares específicos para os seus setores e áreas de conhecimento. É por esse motivo que não devemos nos referir a eventos simplesmente como palestras.

A seguir, conheça a diferença entre Feira, Seminário, Congresso, Workshop e Simpósio, na primeira parte da nossa série sobre tipos de evento.

Feira: Com um perfil comercial, as feiras reúnem expositores e empresas de um determinado setor, que apresentam seus produtos e serviços no evento. Dentro da feira podem ocorrer congressos, seminários, workshops entre outra atividades. Feiras são conhecidas por um amplo número de visitante, com perfil regional, nacional e/ou internacional.

Seminário: São apresentações orais, onde cada ministrante apresenta sua posição e perspectiva sobre o tema abordado. O seminário, geralmente, possui um tema central, com sessões de apresentação de trabalho e subtemas. Em seguida, ocorre um debate e espaço para perguntas junto do público do evento. Resume-se a temas pouco estudados, se divide em exposição, discussão e conclusão.

Congresso: É comum serem promovidos por associações e entidades. Assim como nos seminários, possuem um tema principal, dividido em subcategorias. A diferença do congresso é que ele reúne diferentes atividades, com vários dias de duração. Em um congresso, podem ocorrer seminários, workshops, mesas redondas, simpósios e mesmo jantar e coquetéis para os participantes. Tem alcance regional, nacional e internacional.

Workshop: São as famosas oficinas. Os workshops são uma palestra ou apresentação de um tema, em um treinamento, seguido de atividade pratica para os seus participantes. Pode ter um ministrante ou mais, geralmente um moderador está presente durante os workshops. As dinâmicas são dividias na apresentação, debate em grupos e conclusão.

Simpósio: Semelhantes a mesas redondas, os simpósios tem um intuito cientifico, técnico ou artístico, onde grupos se reúnem com a intensão de gerar debate sobre o tema estipulado. Em um congresso, podem acontecer uma série de simpósios paralelamente. Mais do que uma conferência e esclarecimento de dúvidas, esse tipo de evento pode estipular debates entre duplas com a presença de um moderador. Ainda há espaço aberto ao público para fazer perguntas referentes ao tema.

Ainda tem dúvidas? Deixe suas perguntas e sugestões nos nossos comentários! Não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter, para receber dicas sobre o mundo dos eventos e conferir as próximas matérias sobre Tipos de Evento.